HISTÓRIAS DA ARTE POLITICAMENTE INCORRETAS: "DIFERENÇA ENTRE ARTE E CULTURA"

Felix Rego
Dentro de uma abordagem antropológica, comecemos enumerando algumas coisas que pertencem à Cultura, sem esquecer de inserir a Arte no final.
Dentro da Cultura temos coisas como: arquitetura, educação, moradia, remédios, engenharia, urbanismo, segurança, comemorações, festivais, mídias, guerras, medicina, tradições, luxo, lixo, marginalidade, política, futebol, carnaval, banditismo, matemática, ciência, religião, tecnologia, arte etc.
Ponto um: A Arte faz parte da Cultura; ou seja: Arte e Cultura são coisas totalmente diferentes, embora a primeira esteja aninhada dentro da segunda.
Ponto dois: Nem toda manifestação cultural é arte, assim como nem toda obra de arte é manifestação cultural.
Querem ver ? Pergunta: toda música é arte ? Evidente que não. A maioria das músicas são manifestações culturais e não obras de arte.
Ponto três: Arte e Cultura possuem diferenças radicais. Vamos lá:
1. A Cultura é necessária, é impossível viver sem ela. Ao contrário, é plenamente possível viver sem Arte. Nesse sentido, diz-se que a Arte é "gratuita" - não confundir com inútil -, já que qualquer um pode se envolver com ela quando bem entender.
2. A Cultura integra, cuida, procura reunir e equilibrar. Já a Arte incomoda, contesta, expõe, revela o que a Cultura muitas vezes tenta varrer para debaixo do tapete das tradições.
3. Enquanto a Cultura descobre verdades, a Arte gera problemas.
4. A Cultura está presa às tradições, aos costumes, ao bom senso, às hierarquias, à sabedoria. A Arte está livre dessas amarras, e muitas vezes as rejeita com vigor.
5. A Cultura é narrativa, geradora de histórias que mantém a estabilidade do sistema, enquanto a Arte é questionadora, problematizadora.
6. A Cultura agrega tudo com o que existe, a Arte rompe com o existente, se alimenta da desconstrução.
7. A Cultura pode ser explicada, mas é impossível explicar a Arte, devido à sua multiplicidade de sentidos.
8. A Cultura aponta para o mundo como ele é; a Arte aponta para as possibilidades do mundo, para o novo.
9. A base da Cultura é o equilíbrio, a da Arte, o desequilíbrio.
Como síntese final, entre outros, o item nº 10 poderia ser escrito assim: " A Cultura é "boazinha" e a Arte não."
-x-x-x-x-x-x-x-
Imagem abaixo: Protesto em defesa dos índios Guarani-Kaiowás na escada da Catedral de Sorocaba.