HISTÓRIAS DA ARTE POLITICAMENTE INCORRETAS: "UM BAD BOY CHAMADO CARAVAGGIO"

Felix Rego
Até hoje, nenhum movimento artístico teve os trabalhos de seus integrantes tão invejados como o pessoal do Renascimento.
Trabalhos como os de Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti, Rafael, Ticiano, Botticelli, Donatello,Tintoretto, Vasari, entre outros, foram alvos de inveja e falação praticamente em todos os movimentos artísticos que sucederam o Renascimento.
Por uma razão muito simples: com raríssimas exceções, a maioria dos artistas sempre se sentiu impotente diante do talento e da genialidade do time renascentista.
Uma dessas exceções chamava-se: Michelangelo Merisi Caravaggio.
Caravaggio foi um dos poucos talentos na história da arte capaz de bater de frente com o talento de um Leonardo da Vinci ou de um Michelangelo.
Não é a toa que Caravaggio fez escola, e o caravaggismo ganhou adeptos em todo mundo.
Caravaggio fez o seguinte: o que até então era resplandecência nas obras renascentistas, foi convertido por ele em claro-escuro, permeado por suas figuras recortadas, dentro de uma atmosfera altamente dramática.
Mas não foi só isso.
Caravaggio também trouxe para suas telas o profano, quase nunca conjugado pelos renascentistas, que simplesmente passou a existir ao lado do espiritual.
Afora isso, há dezenas de outras inovações idealizadas pelo artista.
Mas ninguém é perfeito, e o que a obra de Caravaggio tem de genial, seu autor tinha de bandido.
Além de assassino, também era ladrão profissional e cafetão - há registros que ganhou dinheiro explorando prostitutas por algum tempo.
“Spe nec, nec metu” (“sem esperança, sem medo”), esse era o lema da gangue a qual Caravaggio pertencia, chefiada por um tal de Onorio Longhi.
O grupo costumava sair à noite, com todos seus integrantes montados a cavalo e vestidos como cavaleiros antigos.
Durante esses passeios noturnos, eram cometidas diversas atrocidades pelas ruas de Roma, principalmente o assassinato de rivais artísticos.
Pouco tempo depois de ter assassinado um desafeto seu com facadas na virilha, Caravaggio enfrentou um outro antigo rival, por motivo de dívida, numa taverna decadente.
Os dois lutadores saíram muito machucados, e Caravaggio nunca se recuperou completamente dos golpes de sabre que o atingiram naquela noite.
A partir desse episódio, começou a decadência física do artista e terrível bad boy, que tempos depois morreria em circunstâncias misteriosas, aos 38 anos de idade.
Caravaggio foi um de gênio do mal.
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Imagens abaixo: "Emmaus"; "Judith"; Captura de Cristo" e "Enterro de Cristo", obras de Caravaggio.